O Facebook criou um recurso que permite que pessoas com tendências suicidas recebam ajuda em tempo real de um conselheiro via chat. O serviço foi lançado na última terça-feira (13/12) e vai funcionar 24 horas por dia.
Para auxiliar os usuários, a rede social pede que as pessoas identifiquem amigos e conhecidos que postarem mensagens com teor suicida. Para isso, basta clicar no link ‘Report Suicidal Content’, que fica ao lado do comentário. O autor do post vai receber uma mensagem, na qual será encorajado a entrar em contato com os profissionais contratados. A conversa será travada pelo bate-papo da própria rede social.
Em janeiro, uma internauta britânica se suicidou pouco após anunciar a intenção via Facebook e não ser levada a sério por seus mais de mil amigos. A intenção da empresa de Zuckerberg é que, com o novo serviço, situações como essa não se repitam.
O site IDG Now destaca que, no início do ano, ferramentas semelhantes foram adicionadas ao site. Elas, porém, serviam para coibir o ciberbullying – quando usuários usam a Internet para humilhar outros – e para reportar conteúdo ofensivo compartilhada pela rede.
Também nos Estados Unidos, Google e Yahoo possuem recursos para ajudar pessoas em dificuldades. Caso elas pesquisem pela palavra “suicide” (suicídio) nos motores de busca dos mesmos, elas visualizam o número de telefone Centro de Prevenção ao Suicídio do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário