quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Casos de cálculos renais aumentam com o verão


Os cuidados para evitar o cálculo renal, também conhecido como pedra no rim, precisa ser constante e quem tem genética favorável deve redobrar a atenção principalmente no verão, já que segundo especialistas, nesta época ao ano o número de casos desse problema aumenta.
A doença ocorre quando determinados produtos químicos da urina juntam-se e ocorre a formação de cristais, que originam os cálculos.
“São pedras que se formam decorrentes da cristalização dos sedimentos e detritos urinários. Elas se formam de tudo o que não é metabolizado e excretado”, explica o urologista Paulo César Cavichioli.
A maioria das pedras começa a se formar nos rins e podem se deslocar para outras partes, como a bexiga. De acordo com o médico, os cálculos renais se manifestam principalmente em pessoas com histórico familiar e em homens entre 30 e 50 anos, por causa da falta de líquido e do consumo exagerado de alguns alimentos.
"Se for um paciente que tem uma alimentação rica em sódio, em sal, em proteínas, isso pode levar à facilidade de formar o cálculo renal”, afirma.
Em 80% dos casos, segundo os especialistas, as pedras são expelidas naturalmente. Quando isso não ocorre, os pacientes, que sofrem de dores fortes e infecções, precisam fazer cirurgia. Foi o que aconteceu com o assistente administrativo Rafael Moreira Campos, que tinha uma pedra que já estava alojada no canal urinário.
Agora, ele segue as recomendações médicas. “Meu pai tem, minha mãe teve e, já que existe esta pré-disposição genética, eu tive que me prevenir, tomando muito líquido, muita água, fazendo exercícios físicos e diminuindo o sal na alimentação”, diz.
Por. TV FRONTEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário